Cerâmica XL / Convergências

 

O projecto Cerâmicas XL, da mentoria de Diogo Rosa, propõem a realização, em residência artística, de 10 peças escultóricas em cerâmica de grande formato por 10 artistas através do uso das técnicas tradicionais do fabrico de talhas ( vasilha de grande bojo para guardar vinho ), de modo a promover a integração de conhecimento tradicional na produção plástica contemporânea e dar a conhecer as possibilidades de inovação plástica dentro da tecnologia da cerâmica, trazendo para primeiro plano a cerâmica contemporânea de autor de grande formato.

As exposições resultantes – acompanhadas por visitas guiadas, acções de formação e palestras – terão lugar em sítios da cerâmica, ligando vários polos da região centro. Neste sentido, as exposições que se irão realizar entre Outubro de 2024 e Setembro 2025 nos seguintes espaços: no Complexo Cultural da Levada, em Tomar, no Centro de Artes das Caldas da Rainha (membro da RPAC), na Casa dos Patudos, em Alpiarça, e no Convento de Cristo de Tomar.

Projecto financiado pela DGArtes. 

Artistas participantes: António Diogo Rosa, Virgínia Froís, Heitor Figueiredo, Sandra Borges, Carlos Ribeiro, Elsa Gonçalves, Fernando Sarmento, Stefania Barale, Izilda Galo e Maya Fernandes Kempe. 

(Foto: Izilda Galo)